
Com o recente lançamento de Bloomburrow (que é belíssimo) e a expectativa pelo assombroso set Duskmourn: House of Horror (setembro de 2024), que promete ter uma arte tão bonita quanto a do antecessor, e ainda mais arrepiante, a franquia Magic: The Gathering continua a impressionar com sua variedade artística a cada nova coleção. Uma das adições mais recentes a esse universo é o set Murders at Karlov Manor “Assassinato na Mansão Karlov”, que mergulha os jogadores em uma atmosfera de mistério, segredos sombrios e investigações.
Ambientado na famosa ecumenópole de Ravnica, conhecida por sua mistura de guildas, este set traz ao jogo os elementos mais marcantes do gênero de mistério, detetives e assassinatos. Neste artigo, vamos explorar a estética de Assassinato na Mansão Karlov. Os fãs da estética gótica, teslapunk e de histórias de detetives têm motivos de sobra para dar uma olhada nessa coleção.
A história da coleção
Em Murders at Karlov Manor, a história se desenrola em torno de uma série de assassinatos brutais que abalam os alicerces de Ravnica. A Agência Ravnicana de Investigações Magicológicas, liderada por Alquist Proft, juntamente com Kaya Cassir e Kellan, foi encarregada de descobrir o culpado e resolver esse mistério sombrio.

Os últimos assassinatos levaram os detetives à enigmática Mansão Karlov, onde a lista de suspeitos inclui figuras notórias como Garota-Massacre, uma assassina renomada; Etrata, uma fugitiva mortífera; Judith, especialista em carnificina; Tolsimir Wolfblood; Izoni; Kylox; Krenko, o barão da Rua do Estanho; Rakdos, patrono do caos; e Aurelia, a Lei das Alturas. Agora, a equipe precisa correr contra o tempo para identificar o mentor por trás dessa onda de crimes antes que mais vidas sejam perdidas.
A história conta com 11 episódios, todos escritos por Seanan McGuire.

O Fascínio por Histórias de Detetive
O set tem um design Top-Down (que significa, basicamente, criar e moldar um conjunto e suas mecânicas para se adequar a um conceito narrativo), neste caso, mistério e investigação. A coleção faz questão de que os tropos desse gênero sejam elementos centrais na experiência de jogo, incorporando-os em suas mecânicas. Um exemplo disso são as cartas com tinta invisível e os encantamentos do tipo “casos,” ambos com uma arte que remete a um dossiê de investigação.
Histórias de detetive e assassinato exercem um fascínio especial sobre o público. Desde os primeiros contos de Edgar Allan Poe, como “Os Crimes da Rua Morgue,” até as intrincadas tramas de Agatha Christie e o poder dedutivo de Sherlock Holmes com Arthur Conan Doyle, o gênero sempre esteve em voga e se diversificou, mantendo uma constante: a atração irresistível pelo enigma e a busca pela verdade. Esse fascínio pode ser atribuído a inúmeros fatores. Há o desafio intelectual que essas histórias proporcionam — seguir pistas, juntar pedaços de informações e tentar resolver o mistério junto com o detetive. Além disso, há a emoção da descoberta, o clímax que vem com a revelação final, onde todas as peças do quebra-cabeça se encaixam de forma extasiante.


As histórias de mistério seguem uma estrutura que é, ao mesmo tempo, familiar e empolgante para os leitores. Tudo começa com um enigma inicial — um crime, um desaparecimento ou um evento inexplicável que desafia a lógica, como se as peças do quebra-cabeça estivessem dispostas sem sentido. Com o mistério bem estabelecido, a narrativa avança para a fase da investigação. Aqui, o detetive e, por extensão, o leitor, começam a reunir pistas, interrogar testemunhas e montar esse quebra-cabeça. Finalmente, chegamos à revelação final, onde a verdade vem à tona. A habilidade de um bom mistério está em surpreender o público, oferecendo uma solução que é ao mesmo tempo lógica e inesperada.

As histórias de mistério seguem uma estrutura que é, ao mesmo tempo, familiar e empolgante para os leitores. Tudo começa com um enigma inicial — um crime, um desaparecimento ou um evento inexplicável que desafia a lógica, como se as peças do quebra-cabeça estivessem dispostas sem sentido. Com o mistério bem estabelecido, a narrativa avança para a fase da investigação. Aqui, o detetive e, por extensão, o leitor, começam a reunir pistas, interrogar testemunhas e montar esse quebra-cabeça.
Finalmente, chegamos à revelação final, onde a verdade vem à tona. A habilidade de um bom mistério está em surpreender o público, oferecendo uma solução que é ao mesmo tempo lógica e inesperada. O cenário desempenha um papel crucial em qualquer história de mistério, ajudando a criar a atmosfera necessária para nos envolver. Ambientes sombrios, isolados, cheios de segredos, locais peculiares ou a clássica mansão cheia de cômodos são essenciais para o clima da narrativa.
Assassinato na Mansão Karlov explora essa rica tradição do gênero. O estilo noir é evidente e primoroso na estética visual, com sombras profundas, uso dramático de luz e escuridão, e ambientes urbanos decadentes. Os artistas empregam uma paleta de cores frias e utilizam um contraste mais saturado, criando um clima misterioso e arcano.

Estética em Ravnica e na coleção
A estética gótica, com suas sombras imponentes e arquitetura cheia de detalhes, se funde perfeitamente com os toques do Teslapunk em Assassinato na Mansão Karlov.
Mas, antes de falarmos sobre isso, temos o retorno de Ravnica. Há muito a ser explorado na arte de Ravnica, mas vamos nos concentrar apenas no que nos interessa agora. Ecumenópoles é uma cidade que se estende por todo o planeta, cobrindo sua superfície com áreas urbanizadas, um único ambiente urbano global. O plano de Ravnica é uma metrópole descomunal que cobre toda a superfície do mundo. Suas construções são declarações visuais de poder e tradição, com imponentes arranha-céus, catedrais monumentais e complexos labirintos que se entrelaçam, formando uma paisagem de urbanismo colossal. Ravnica é profundamente inspirada por metrópoles da Europa Central e Oriental, como Praga, Budapeste e Varsóvia. Estamos falando de construções verdadeiramente exageradas em tamanho e aspecto.

Bem, nem só de sombras vive Ravnica. O Art Nouveau, nessa coleção, contribui com suas formas fluidas e orgânicas para a estética de algumas partes de Ravnica. Linhas sinuosas e motivos naturais, como folhas e flores estilizadas, criam uma sensação líquida. Suas curvas elegantes e formas são inspiradas na natureza, sendo esculpidas em fachadas, portões e outros componentes arquitetônicos.
Porém, há um estilo que se destaca na Mansão Karlov: o gótico.

Capturando o Gótico
É impossível falar do gótico sem mencionar Edgar Allan Poe, e, surpreendentemente, também é impossível falar sobre histórias de detetives sem mencionar Poe. Ele moldou profundamente o gênero de mistério com sua estética macabra, que inclui ambientes antiquados, livros cobertos de teias de aranha e poeira, instrumentos cirúrgicos típicos de médicos, e associações incertas com magias obscuras. Além disso, o conto “Os Assassinatos da Rua Morgue” é considerado a primeira história de detetive, pelo menos como a conhecemos. Auguste Dupin, personagem de Poe, é um protótipo do que viria a ser o Sherlock Holmes.
O gótico começou a tomar forma na Europa medieval, por volta do século XII, inicialmente na arquitetura. Pense em catedrais imponentes, como a Notre-Dame de Paris, com suas estruturas majestosas, arcos pontiagudos e detalhes intrincados que parecem inatingíveis. Esse estilo arquitetônico nasceu como uma evolução do românico, trazendo uma sensação de elevação espiritual e imponência. Mas o gótico não se limitou às construções; ele encontrou terreno fértil na literatura. O que torna o gótico tão curioso é sua capacidade de evocar emoções de beleza e terror de forma hipnótica, criando um equilíbrio entre o sublime e o macabro, entre a luz e a escuridão.
As catedrais góticas, como a famosa Notre-Dame de Paris ou a Catedral de Chartres, são exemplos perfeitos das características que definem esse estilo: arcos ogivais, abóbadas de nervuras e contrafortes, que sustentam as paredes e permitem a inclusão de grandes janelas. Essas janelas, muitas vezes preenchidas com vitrais coloridos, contribuem para a impressionante estética do estilo. O objetivo das catedrais góticas era impressionar e inspirar.

A literatura gótica é marcada por histórias que exploram o sobrenatural, o bizarro e o psicológico. As obras góticas frequentemente situam suas narrativas em castelos em ruínas, abadias ou mansões isoladas, criando uma sensação de afastamento, medo e morte. Outro exemplo clássico é Frankenstein (1818), de Mary Shelley, onde o gótico se mistura com a ficção científica, trazendo laboratórios sinistros que mais parecem calabouços de um castelo. E, claro, Poe, que explorou todos os sentimentos que essa escola tem a oferecer.


No gótico, trabalha-se uma atmosfera sombria com tons escuros ou pálidos. Sombras alongadas e bordas bem afiadas são características marcantes. As catedrais, com suas alturas vertiginosas e espaços internos grandiosos, refletem a busca pela conexão com o divino, criando cenários que podem refletir tanto a espiritualidade quanto a falta dela nos personagens. Torres altas e janelas estreitas representam tanto a aspiração ao céu quanto a opressão da alma. Os vitrais coloridos, que narram histórias bíblicas e mitológicas, também desempenham um papel interessante. Eles filtram a luz, criando um ambiente quase mágico dentro das catedrais, e reforçam a dualidade dos personagens e as ambiguidades morais, ou seja, imagens santas em um contexto sombrio. As ruínas góticas, por outro lado, simbolizam o declínio e a decadência, tanto de estruturas físicas quanto de valores.
Teslapunk
Teslapunk é um subgênero da ficção científica que se baseia em um mundo alternativo onde a tecnologia elétrica inspirada nos trabalhos de Nikola Tesla desempenha um papel central no cotidiano. Embora não seja tão popular de nome, é certamente influente em sua estética. O Teslapunk tem algumas características que ajudam a identificá-lo. O gênero se inspira diretamente na estética vitoriana, com sua arquitetura grandiosa e seus valores culturais que conferem um ar pomposo. O design vitoriano é marcado por detalhes ornamentados e uma sofisticação arquitetônica, refletindo um estilo eclético que incorpora elementos góticos, renascentistas e clássicos.


Ele também empresta a elegância geométrica e a ênfase no progresso da Art Déco, especialmente em construções ou dispositivos tecnológicos; uma fusão entre design mecânico e ornamentação estilizada. O uso geométrico das formas serve para representar a inovação e o avanço da alta sociedade, destacando a capacidade humana de moldar e transformar as formas.
No entanto, o Teslapunk encontra seu coração na era das invenções eletrizantes de Nikola Tesla (foi o melhor trocadilho que encontrei). Imagine um mundo onde as invenções de Tesla não só deram certo, mas se tornaram a principal fonte de progresso — essa é a essência do Teslapunk.
A bobina de Tesla, geradores, raios elétricos e mecanismos complexos que parecem desafiadores aos olhos e que seriam facilmente encontrados em um laboratório maluco de física são elementos centrais desse gênero.
As bobinas são praticamente onipresentes, cercadas por esferas de luz elétrica que dão vida a dispositivos mecânicos e, na verdade, a qualquer sistema. Os cenários são frequentemente envoltos em uma luz azulada, lembrando a eletricidade. Falando em cores, as cores predominantes costumam ser tons metálicos, como cobre, latão, e aço, em contraste com brilhos elétricos em azul, vermelho, roxo e verde.


O visual dos personagens também é afetado. Imagine trajes que combinam a silhueta refinada e estruturada do período vitoriano com detalhes metálicos, fios de cobre entrelaçados e até mesmo pequenos dispositivos elétricos funcionais. Os casacos podem ter compartimentos para ferramentas, e acessórios como relógios de bolso podem ser transformados em pequenos “gadgets” tecnológicos. Óculos de proteção com lentes multifacetadas trazem à mente a imagem de cientistas e inventores do século XIX.
Conclusão
“Assassinato na Mansão Karlov” é um exemplo brilhante de como Magic: The Gathering continua a evoluir e explorar novos territórios. Se você está intrigado pelo universo de Murders at Karlov Manor, você pode encontrar mais informações e materiais em Wizards of the Coast.
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