Desvendando as Inspirações Artísticas de “Assassinato na Mansão Karlov”

Assassinato na mansão karlov

Com o recente lançamento de Bloomburrow (que é belíssimo) e a expectativa pelo assombroso set Duskmourn: House of Horror (setembro de 2024), que promete ter uma arte tão bonita quanto a do antecessor, e ainda mais arrepiante, a franquia Magic: The Gathering continua a impressionar com sua variedade artística a cada nova coleção. Uma das adições mais recentes a esse universo é o set Murders at Karlov Manor “Assassinato na Mansão Karlov”, que mergulha os jogadores em uma atmosfera de mistério, segredos sombrios e investigações.

Ambientado na famosa ecumenópole de Ravnica, conhecida por sua mistura de guildas, este set traz ao jogo os elementos mais marcantes do gênero de mistério, detetives e assassinatos. Neste artigo, vamos explorar a estética de Assassinato na Mansão Karlov. Os fãs da estética gótica, teslapunk e de histórias de detetives têm motivos de sobra para dar uma olhada nessa coleção.

A história da coleção

Em Murders at Karlov Manor, a história se desenrola em torno de uma série de assassinatos brutais que abalam os alicerces de Ravnica. A Agência Ravnicana de Investigações Magicológicas, liderada por Alquist Proft, juntamente com Kaya Cassir e Kellan, foi encarregada de descobrir o culpado e resolver esse mistério sombrio.

assassinato na mansão karlov
Arte por Ben Hill. Wizards of the Coast

Os últimos assassinatos levaram os detetives à enigmática Mansão Karlov, onde a lista de suspeitos inclui figuras notórias como Garota-Massacre, uma assassina renomada; Etrata, uma fugitiva mortífera; Judith, especialista em carnificina; Tolsimir Wolfblood; Izoni; Kylox; Krenko, o barão da Rua do Estanho; Rakdos, patrono do caos; e Aurelia, a Lei das Alturas. Agora, a equipe precisa correr contra o tempo para identificar o mentor por trás dessa onda de crimes antes que mais vidas sejam perdidas.

A história conta com 11 episódios, todos escritos por Seanan McGuire.

https://www.seananmcguire.com/

assassinato na mansão karlov
Alquist Proft e seus suspeitos. Arte por Lie Setiawan. Wizards of the Coast

O Fascínio por Histórias de Detetive

O set tem um design Top-Down (que significa, basicamente, criar e moldar um conjunto e suas mecânicas para se adequar a um conceito narrativo), neste caso, mistério e investigação. A coleção faz questão de que os tropos desse gênero sejam elementos centrais na experiência de jogo, incorporando-os em suas mecânicas. Um exemplo disso são as cartas com tinta invisível e os encantamentos do tipo “casos,” ambos com uma arte que remete a um dossiê de investigação.

Histórias de detetive e assassinato exercem um fascínio especial sobre o público. Desde os primeiros contos de Edgar Allan Poe, como “Os Crimes da Rua Morgue,” até as intrincadas tramas de Agatha Christie e o poder dedutivo de Sherlock Holmes com Arthur Conan Doyle, o gênero sempre esteve em voga e se diversificou, mantendo uma constante: a atração irresistível pelo enigma e a busca pela verdade. Esse fascínio pode ser atribuído a inúmeros fatores. Há o desafio intelectual que essas histórias proporcionam — seguir pistas, juntar pedaços de informações e tentar resolver o mistério junto com o detetive. Além disso, há a emoção da descoberta, o clímax que vem com a revelação final, onde todas as peças do quebra-cabeça se encaixam de forma extasiante.

Murdes at karlov manor
Detetive Alquist Proft. Arte por Peter Diamond. Wizards of the Coast
assassinato na mansão karlov
Carta de caso. Arte por Edgar Sánchez Hidalgo. Wizards of the Coast

As histórias de mistério seguem uma estrutura que é, ao mesmo tempo, familiar e empolgante para os leitores. Tudo começa com um enigma inicial — um crime, um desaparecimento ou um evento inexplicável que desafia a lógica, como se as peças do quebra-cabeça estivessem dispostas sem sentido. Com o mistério bem estabelecido, a narrativa avança para a fase da investigação. Aqui, o detetive e, por extensão, o leitor, começam a reunir pistas, interrogar testemunhas e montar esse quebra-cabeça. Finalmente, chegamos à revelação final, onde a verdade vem à tona. A habilidade de um bom mistério está em surpreender o público, oferecendo uma solução que é ao mesmo tempo lógica e inesperada.

Assassinato na mansão karlov
Arte por Fajareka Setiawan. Wizards of the Coast

As histórias de mistério seguem uma estrutura que é, ao mesmo tempo, familiar e empolgante para os leitores. Tudo começa com um enigma inicial — um crime, um desaparecimento ou um evento inexplicável que desafia a lógica, como se as peças do quebra-cabeça estivessem dispostas sem sentido. Com o mistério bem estabelecido, a narrativa avança para a fase da investigação. Aqui, o detetive e, por extensão, o leitor, começam a reunir pistas, interrogar testemunhas e montar esse quebra-cabeça.

Finalmente, chegamos à revelação final, onde a verdade vem à tona. A habilidade de um bom mistério está em surpreender o público, oferecendo uma solução que é ao mesmo tempo lógica e inesperada. O cenário desempenha um papel crucial em qualquer história de mistério, ajudando a criar a atmosfera necessária para nos envolver. Ambientes sombrios, isolados, cheios de segredos, locais peculiares ou a clássica mansão cheia de cômodos são essenciais para o clima da narrativa.

Assassinato na Mansão Karlov explora essa rica tradição do gênero. O estilo noir é evidente e primoroso na estética visual, com sombras profundas, uso dramático de luz e escuridão, e ambientes urbanos decadentes. Os artistas empregam uma paleta de cores frias e utilizam um contraste mais saturado, criando um clima misterioso e arcano.

Murders at Karlov Manor
Arte por Ryan Pancoast. Wizards of the Coast

Estética em Ravnica e na coleção

A estética gótica, com suas sombras imponentes e arquitetura cheia de detalhes, se funde perfeitamente com os toques do Teslapunk em Assassinato na Mansão Karlov.

Mas, antes de falarmos sobre isso, temos o retorno de Ravnica. Há muito a ser explorado na arte de Ravnica, mas vamos nos concentrar apenas no que nos interessa agora. Ecumenópoles é uma cidade que se estende por todo o planeta, cobrindo sua superfície com áreas urbanizadas, um único ambiente urbano global. O plano de Ravnica é uma metrópole descomunal que cobre toda a superfície do mundo. Suas construções são declarações visuais de poder e tradição, com imponentes arranha-céus, catedrais monumentais e complexos labirintos que se entrelaçam, formando uma paisagem de urbanismo colossal. Ravnica é profundamente inspirada por metrópoles da Europa Central e Oriental, como Praga, Budapeste e Varsóvia. Estamos falando de construções verdadeiramente exageradas em tamanho e aspecto.

assassinato na mansão karlov

Bem, nem só de sombras vive Ravnica. O Art Nouveau, nessa coleção, contribui com suas formas fluidas e orgânicas para a estética de algumas partes de Ravnica. Linhas sinuosas e motivos naturais, como folhas e flores estilizadas, criam uma sensação líquida. Suas curvas elegantes e formas são inspiradas na natureza, sendo esculpidas em fachadas, portões e outros componentes arquitetônicos.

Porém, há um estilo que se destaca na Mansão Karlov: o gótico.

art nouveau
Arte por Olena Richards. Wizards of the Coast

Capturando o Gótico

É impossível falar do gótico sem mencionar Edgar Allan Poe, e, surpreendentemente, também é impossível falar sobre histórias de detetives sem mencionar Poe. Ele moldou profundamente o gênero de mistério com sua estética macabra, que inclui ambientes antiquados, livros cobertos de teias de aranha e poeira, instrumentos cirúrgicos típicos de médicos, e associações incertas com magias obscuras. Além disso, o conto “Os Assassinatos da Rua Morgue” é considerado a primeira história de detetive, pelo menos como a conhecemos. Auguste Dupin, personagem de Poe, é um protótipo do que viria a ser o Sherlock Holmes.

O gótico começou a tomar forma na Europa medieval, por volta do século XII, inicialmente na arquitetura. Pense em catedrais imponentes, como a Notre-Dame de Paris, com suas estruturas majestosas, arcos pontiagudos e detalhes intrincados que parecem inatingíveis. Esse estilo arquitetônico nasceu como uma evolução do românico, trazendo uma sensação de elevação espiritual e imponência. Mas o gótico não se limitou às construções; ele encontrou terreno fértil na literatura. O que torna o gótico tão curioso é sua capacidade de evocar emoções de beleza e terror de forma hipnótica, criando um equilíbrio entre o sublime e o macabro, entre a luz e a escuridão.

As catedrais góticas, como a famosa Notre-Dame de Paris ou a Catedral de Chartres, são exemplos perfeitos das características que definem esse estilo: arcos ogivais, abóbadas de nervuras e contrafortes, que sustentam as paredes e permitem a inclusão de grandes janelas. Essas janelas, muitas vezes preenchidas com vitrais coloridos, contribuem para a impressionante estética do estilo. O objetivo das catedrais góticas era impressionar e inspirar.

gótico

A literatura gótica é marcada por histórias que exploram o sobrenatural, o bizarro e o psicológico. As obras góticas frequentemente situam suas narrativas em castelos em ruínas, abadias ou mansões isoladas, criando uma sensação de afastamento, medo e morte. Outro exemplo clássico é Frankenstein (1818), de Mary Shelley, onde o gótico se mistura com a ficção científica, trazendo laboratórios sinistros que mais parecem calabouços de um castelo. E, claro, Poe, que explorou todos os sentimentos que essa escola tem a oferecer.

assassinato na mansão karlov
Arte por Uriah Voth. Wizards of the Coast
murders at karlov manor
Arte por Madeline Boni. Wizards of the Coast

No gótico, trabalha-se uma atmosfera sombria com tons escuros ou pálidos. Sombras alongadas e bordas bem afiadas são características marcantes. As catedrais, com suas alturas vertiginosas e espaços internos grandiosos, refletem a busca pela conexão com o divino, criando cenários que podem refletir tanto a espiritualidade quanto a falta dela nos personagens. Torres altas e janelas estreitas representam tanto a aspiração ao céu quanto a opressão da alma. Os vitrais coloridos, que narram histórias bíblicas e mitológicas, também desempenham um papel interessante. Eles filtram a luz, criando um ambiente quase mágico dentro das catedrais, e reforçam a dualidade dos personagens e as ambiguidades morais, ou seja, imagens santas em um contexto sombrio. As ruínas góticas, por outro lado, simbolizam o declínio e a decadência, tanto de estruturas físicas quanto de valores.

Teslapunk

Teslapunk é um subgênero da ficção científica que se baseia em um mundo alternativo onde a tecnologia elétrica inspirada nos trabalhos de Nikola Tesla desempenha um papel central no cotidiano. Embora não seja tão popular de nome, é certamente influente em sua estética. O Teslapunk tem algumas características que ajudam a identificá-lo. O gênero se inspira diretamente na estética vitoriana, com sua arquitetura grandiosa e seus valores culturais que conferem um ar pomposo. O design vitoriano é marcado por detalhes ornamentados e uma sofisticação arquitetônica, refletindo um estilo eclético que incorpora elementos góticos, renascentistas e clássicos.

Teslapunk
Arte por Randy Vargas. Wizards of the Coast
Teslapunk
Arte por Dan Murayama Scott. Wizards of the Coast

Ele também empresta a elegância geométrica e a ênfase no progresso da Art Déco, especialmente em construções ou dispositivos tecnológicos; uma fusão entre design mecânico e ornamentação estilizada. O uso geométrico das formas serve para representar a inovação e o avanço da alta sociedade, destacando a capacidade humana de moldar e transformar as formas.

No entanto, o Teslapunk encontra seu coração na era das invenções eletrizantes de Nikola Tesla (foi o melhor trocadilho que encontrei). Imagine um mundo onde as invenções de Tesla não só deram certo, mas se tornaram a principal fonte de progresso — essa é a essência do Teslapunk.

A bobina de Tesla, geradores, raios elétricos e mecanismos complexos que parecem desafiadores aos olhos e que seriam facilmente encontrados em um laboratório maluco de física são elementos centrais desse gênero.

As bobinas são praticamente onipresentes, cercadas por esferas de luz elétrica que dão vida a dispositivos mecânicos e, na verdade, a qualquer sistema. Os cenários são frequentemente envoltos em uma luz azulada, lembrando a eletricidade. Falando em cores, as cores predominantes costumam ser tons metálicos, como cobre, latão, e aço, em contraste com brilhos elétricos em azul, vermelho, roxo e verde.

Teslapunk
Arte por Boria Pindado. Wizards of the Coast
Teslapunk
Arte por Deruchenko Alexander. Wizards of the Coast

O visual dos personagens também é afetado. Imagine trajes que combinam a silhueta refinada e estruturada do período vitoriano com detalhes metálicos, fios de cobre entrelaçados e até mesmo pequenos dispositivos elétricos funcionais. Os casacos podem ter compartimentos para ferramentas, e acessórios como relógios de bolso podem ser transformados em pequenos “gadgets” tecnológicos. Óculos de proteção com lentes multifacetadas trazem à mente a imagem de cientistas e inventores do século XIX.

Conclusão

“Assassinato na Mansão Karlov” é um exemplo brilhante de como Magic: The Gathering continua a evoluir e explorar novos territórios. Se você está intrigado pelo universo de Murders at Karlov Manor, você pode encontrar mais informações e materiais em Wizards of the Coast.

Magic: The Gathering é uma marca registrada e seus direitos autorais pertencem a Wizards of the Coast, Inc., uma subsidiária da Hasbro, Inc. Todos os direitos reservados. Toda arte é propriedade de seus respectivos artistas e/ou Wizards of the Coast. Este site não é produzido, afiliado ou endossado por Wizards of the Coast, Inc.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top