Introdução
Um novo arquétipo está prestes a chegar ao Yu-Gi-Oh!, prometendo balançar o jogo com estratégias diferentes e efeitos inovadores. Apresentamos o K9, um conjunto de cartas inspirado em cães de guerra altamente treinados (minha interpretação), prontos para caçar, proteger e dominar o campo de batalha.
Com monstros de Nível 5 versáteis e monstros XYZ impressionantes, o arquétipo K9 se destaca por sua capacidade de “negar efeitos”, “controlar o campo” e “gerar vantagem contra cartas na mão” de forma consistente. Além disso, ele interage de maneira eficaz com efeitos ativados da mão ou do Cemitério do oponente, tornando-se uma ameaça em qualquer formato, especialmente em um meta onde essas mecânicas são predominantes.
Neste post, exploraremos as cartas reveladas, suas sinergias e estratégias, mostrando como o K9 pode se tornar uma força a ser reconhecida no cenário competitivo. Se você gosta de decks que combinam controle, agressão e consistência, este arquétipo pode ser a escolha ideal para o seu próximo deck.
Vamos mergulhar nessa nova força canina e descobrir como ela pode latir mais alto que a concorrência!
Cartas K9
Todos os monstros do deck principal são de nível 5. Não possuem atributo nem tipo em comum. Cada um dos monstros do deck principal possui pelo menos 3 efeitos, sendo o primeiro em comum de ser invocado no Campo.
As cartas e efeitos apresentados neste material são versões não-oficiais e para fins de discussão. Os nomes das cartas, atributos, tipos, estatísticas e textos de efeito são versões simplificadas, resumidas e adaptadas pelo autor, e não representam o texto oficial ou versão final de qualquer produto da Konami ou do jogo Yu-Gi-Oh!.
As interações descritas são baseadas em interpretações das regras atuais, mas podem estar sujeitas a erros ou inconsistências. Imagens ou artes mencionadas são ilustrativas e pertencem a propriedade intelectual de Yu-Gi-Oh!.

K9 – #øø Lupis
Besta guerreiro, nível 5, de terra com 2300/200.
[1] Durante a fase principal ele pode ser invocado da mão ou cemitério se o oponente tiver um efeito de monstro ativado da mão ou cemitério. Ele é banido quando deixa o campo.
[2] (Efeito Rápido, turno do oponente) Após este efeito resolver, você pode fazer uma Invocação Xyz usando essa carta e outros monstros que você controla.
[3] Qualquer XYZ que tenha essa carta como matéria não pode ser alvo de efeito.

K9 – #17 Izuna
Guerreiro, nível 5, terra com 2100/1600
[1] Se o oponente tiver 2+ cartas na mão, você pode Invocar este card sem Tributo.
[2] (Efeito Rápido) Durante a Main Phase, se o oponente ativou um efeito de monstro da mão/Cemitério neste turno, Invoque este card da sua mão.
[3] Ao ser Invocado (Normal/Especial), adicione 1 “K9” do Deck à mão (exceto “K9 – #17 Izuna”).

K9 – #66a York
Aqua, nível 5, de trevas.
[1] Se o oponente tiver 2+ cartas na mão, Invoque este card sem Tributo.
[2] Revele este card e um Nível 5 da mão para Invocar ambos, mas não os use para Xyz de LUZ.
[3] Durante sua Fase Principal: adicione 1 “K9” não-Aqua do Deck à mão.

K9 – #66b Lanturn
Piro, nível 5, de trevas com 2000/1900
[1] Se o oponente tiver 2+ cartas na mão, Invoque essa carta sem Tributo.
[2] Na mão: escolha 1 “K9” de Nível 5 não-Piro no Cemitério; Invoque ambos, mas não podem ser usados para Xyz de LUZ.
[3] Durante sua Fase Principal: adicione 1 Magia/Armadilha “K9” do Deck à mão.

K9 – #17 “Ripper”
Guerreiro XYZ, rank 5, de vento com 2300/1800
[1] Remova 1 material: adicione 1 “K9” do Deck à mão. Se o oponente ativou efeito de monstro neste turno, Baixe 1 Magia Rápida “K9” do Deck ou Cemitério.
[2] (Rápido) Quando o oponente ativar efeito de monstro da mão ou Cemitério: remova 1 material; negue o efeito.

K9 – #ØØ “Hound”
Besta guerreira XYZ, rank 5, de luz com 2500/2500
[1] Não pode ser destruído em batalha ou por efeitos do oponente no turno em que for Invocado por Especial.
[2] Sempre que o oponente ativar um efeito de monstro, este card ganha 500 de ATK.
[3] Na Fase de Apoio (Efeito Rápido): remova 1 material deste card e bana 1 card no campo.

K9 – EX “Werewolf”
Besta guerreira XYZ, nível 5, de luz com 3300/2500
[1] Enquanto tiver materia, pode atacar uma vez por material em cada Fase de Batalha.
[2] (Rápido) Quando o oponente ativar um efeito: remova 1 materia e, dependendo do turno:
– Seu turno: bana até 1 carta do campo e 1 do Cemitério do oponente.
– Turno do oponente: veja a mão dele e bana 1 carta com face para cima até a Fase Final.
(Só pode usar o efeito [2] uma vez por turno.)

K9 – EX Force Revelation
Magia Rápida
[1] Durante a fase principal: escolha um XYZ “K9” e Invoque por Especial um XYZ “K9” com nome diferente, use o alvo como matéria. Após isso, você pode destruir 1 carta que o oponente controla.
[2] Durante a fase final: se um “K9” atacou, Baixe essa carta do seu cemitério.
(Cada efeito [1] e [2] só pode ser usado uma vez por turno.)

K9 – LC Revelation
Magia Rápida
[1] Escolha 1 monstro Xyz “K9” ou de Rank 5 que você controla: Invoque por Especial 1 monstro Xyz “K9” do Extra Deck com nome diferente, usando o escolhido como matéria (é considerado uma Invocação-Xyz. Transfira as matérias).
[2] No final da Fase de Batalha, se um monstro “K9” batalhou: você pode Baixar este card do Cemitério.
(Cada efeito [1] e [2] só pode ser usado uma vez por turno.)

Case of K9
Magia continua
Ativação única por turno.
Efeito [3] também limitado a uma vez por turno.
[1] Ao resolver: Busque 1 monstro “K9” do Deck para a mão.
[2] Se o oponente ativou efeito de monstro da mão/Cemitério neste turno: Monstros “K9” ganham 900 de ATK.
[3] Se destruído na Zona de Magia/Armadilha: Baixe 1 Magia Rápida “K9” do Deck ou Cemitério.

K9 – LC Revelation
Armadilha normal
[1] Invoque por Especial 1 monstro “K9” da sua mão ou Cemitério e, depois, você pode Invocar por Especial 1 monstro Xyz “K9” do Extra Deck usando o monstro Invocado como material, mas destrua esse monstro do Deck Extra na Fase Final do próximo turno. (É considerado uma Invocação-Xyz.)
[2] Na Fase Final: você pode banir este card do Cemitério e escolher 1 Magia Rápida “K9” no Cemitério; Baixe-a.
(Cada efeito [1] e [2] só pode ser usado uma vez por turno.)
Análise do Arquétipo K9: Funções e Possíveis Estratégias
O arquétipo K9 surge como uma solução criativa para um dos problemas mais discutidos no Yu-Gi-Oh!: a dependência do “resultado da moeda” (turno que inicia). Enquanto alguns decks dominam no turno 1, outros praticamente perdem a partida se começarem jogando. O K9, no entanto, foi projetado para ser versátil, funcionando bem tanto no turno 1 quanto no turno 2, trazendo certo equilíbrio e dinamismo ao jogo.
Consistência e Busca Eficiente
Cartas como K9 – #17 Izuna, K9 – #66a York e K9 – #66b Lanturn são peças-chave do arquétipo, oferecendo uma busca extremamente eficiente. Elas permitem adicionar qualquer carta “K9” do Deck à mão (exceto elas mesmas), garantindo consistência e facilitando a montagem de combos. Cada monstro K9 pode chamar um companheiro do arquétipo.
No entanto, o arquétipo enfrenta um desafio: sua eficácia depende do oponente ter cartas na mão ou ativar efeitos. Contra decks que descartam rapidamente as cartas da mão, o K9 pode encontrar dificuldades. Ainda assim, sua versatilidade brilha em ambos os turnos.
Turno 1 vs. Turno 2
No Turno 1, o arquétipo se destaca com cartas como K9 – #17 “Ripper”, que oferece negação rápida, controlando o campo desde o início. Já no Turno 2, monstros como K9 – #ØØ “Hound” se tornam interessantes. No turno Invocado, ele não pode ser destruído e ainda bane uma carta do oponente, criando pressão imediata.
As Magias Rápidas e a Armadilha do arquétipo permitem interações durante o turno do oponente. Todos os monstros XYZ K9 possuem efeitos que negam e banem cartas no turno do oponente, reforçando o controle do campo. Além disso, as magias e armadilhas podem ser recicladas, caso um K9 ataque.
Integração e Impacto no Meta
O K9 foi claramente projetado para interagir no turno do oponente, ajudando decks a se adaptarem a diferentes situações. No entanto, seu futuro no jogo pode seguir dois caminhos:
1. Dinamismo e Equilíbrio: O arquétipo pode trazer mais interação ao jogo, mitigando o problema de turnos e punindo excessos de ativações de efeitos.
2. Potencial Problema: Se integrado a decks que já interagem excessivamente no turno do oponente, o K9 pode se tornar mais uma ferramenta opressiva, aumentando a frustração dos duelistas.
Conclusão
Em resumo, o K9 é um arquétipo promissor, com potencial para melhorar o jogo. Sua capacidade de adaptação e controle o torna uma adição interessante, mas seu impacto final dependerá de como será utilizado no meta competitivo.
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