O Campeão do Cavalo de Brinquedo – D.H. Lawrence

O Campeão do Cavalo de Brinquedo

O Campeão do Cavalo de Brinquedo e o fantasma da avareza

“O Campeão do Cavalo de Brinquedo”, ou The Rocking-Horse Winner, é um conto escrito por D.H. Lawrence, publicado em 1926 na Harper’s Bazaar, e reapareceu no primeiro volume da coleção de histórias curtas do autor. A obra também inspirou três filmes de mesmo nome. Situado em uma sociedade pós-Primeira Guerra Mundial, o conto revela inquietações sobre riqueza, status e a influência fantasmagórica e corrupta do dinheiro nas relações familiares.

Enredo e temas

Em “O Campeão do Cavalo de Brinquedo”, acompanhamos Paul, um menino que vive em uma casa onde a avareza sussurra pelas paredes. Sua mãe, insatisfeita com a falta de dinheiro, e obcecada por riqueza, acredita que apenas acumulando mais dinheiro poderá resolver seus problemas. Paul, para atender às expectativas da mãe, começa a apostar em corridas de cavalo. Paul acredita que possui uma sorte especial, dada a ele por Deus.

À medida que Paul se envolve cada vez mais em sua habilidade de prever o resultado das corridas, ele gera grandes somas de dinheiro para a família. Para sua mãe, especificamente.

Há um desconforto constante ao longo da narrativa em relação à avareza que atormenta a família. O dinheiro se torna uma presença quase física, uma fome que devora todos à sua volta, levando ao desespero e, por fim, ao sacrifício. A insatisfação cria um fantasma insaciável.

Uma rápida análise

Lawrence explora as emoções de seus personagens de uma forma desconcertante. O tom de desconforto é revelado pelo valor desmedido que eles colocam no dinheiro e nas posses. A atmosfera opressiva do conto intensifica esse desconforto, reforçando o sentimento de desconfiança e mistério.

A escrita de Lawrence é direta e econômica nas palavras. Embora pareça estranho, essa simplicidade realça a crueza do conto e as repetições destacam a perturbação vivida pelos personagens.

A ambientação do conto também contribui para essa sensação de inquietação. A casa de Paul, que deveria ser um lugar de segurança, se transforma no centro de sua angústia. É onde as vozes da avareza ecoam mais forte e onde a insatisfação oprime e destrói tudo em seu caminho.

Conclusão

“O Campeão do Cavalo de Brinquedo” é uma história intrigante e Lawrence oferece uma crítica peculiar ao materialismo e às expectativas sociais. Com uma narrativa crua e perturbadora, o autor aborda os custos da avareza e da busca por status. Se você gosta de um terror que explora temas psicológicos, vale a pena descobrir a trágica jornada de Paul.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top